My Innovation Routine

I started My Innovation World project in the last October and since January every week I published a post about the places that I visited. Today I will do a small balance of this trip and tell what innovative changes I do in my daily life.

I visited 15 places, in 6 countries and 2 continents. I knew fablabs and coworking spaces, schools and universities, neighborhoods, markets and events, I could hear many languages and feel several different cultures. All this was possible only doing some Google searches, send some messages on Facebook or with a simple e-mail. All doors were easily opened and I saw a lot of things that the people are doing. They are changing them world and I tried to change some in my life too.

Home – During this time, all that I need to live I can be able to carry. So I am living with 16kg of stuff, included a laptop, sleep bag, running shoes and three books (I am not so modern to use a Kindle). All objects that aren’t essentially personal I could to share. With that in my mind, I rented my apartment in Rio and booked an AirBNB room in each city that I visited. Ten years ago my apartment and these rooms would be closed, but today a sharing economy grow up. The common families are cleaning them mess room and made money with its. All these normal families are changing the hosting industry. I was hosted in the follow rooms: JohannesburgWindhoek, Walvis Bay, Cape Town, Wilderness, Jeffreys Bay, Port Elizabeth, Rabat, and Marrakech

Study – When I though in a sabbatical period, my first idea was a formal course of data analysis, probably a master degree. Then, in the middle of last year, I found the Udacity, a school that offers a lot of online courses with partners of Silicon Valley companies. The Massive Open Online Courses (MOOC) is another tendency, I was very skeptical and started with a short course of Python (a computer language). Now, after six months, I am very confident to continue studying by myself, doesn’t matter wich city I am.

Work – After to learn to use some tools of data analysis I became a volunteer in an open source project. People for all part of the world use the Github platform to built and share all kind of code. I am working on “Operação Serenata de Amor” project. This is an artificial intelligence program to search the expenses of the Brazilian congressmen and try to find some illegal. The name come from “Toblerone Scandal”, a case in the 90’s when the vice-prime minister of Sweden fell because buy a chocolate with a corporate card. In Brazilian Chamber of Deputies, we already found two congressmen who lunch 13 times in the same day, other buy beer in Las Vegas, and some reimbursements of a sex shop and brothels, all with public money.


Eu comecei o projeto My Innovation World em outubro do ano passado e, desde janeiro, toda semana eu publico um post sobre os locais que eu visito. Hoje eu vou fazer um pequeno balanço dessa viagem e contar quais as mudanças inovadoras que eu fiz na minha vida diária.

Eu visitei 15 locais, em 6 países e 2 continentes. Eu conheci fablabs e espaços coworking, escolas e universidades, bairros, mercados e eventos, Eu pude ouvir muitas línguas e sentir diversas culturas. Tudo isso foi possível apenas fazendo algumas pesquisas no Google, enviando algumas mensagens no Facebook ou escrevendo um simples e-mail. Todas as portas foram facilmente abertas e eu vi um monte de coisas que as pessoas estão fazendo. Eles estão mudando o mundo deles e eu tentei mudar algo em minha vida também.

Casa – Durante esse tempo, tudo o que eu preciso para viver eu tenho que ser capaz de carregar. Então eu estou vivendo com uma bagagem de 16kg, incluindo laptop, saco de dormir, tenis de corrida e três livros (eu ainda não sou tão moderno para usar um Kindle). Todos os objetos que não são essencialmente pessoais eu tenho que compartilhar. Com isso em mente, eu aluguei meu apartamento no Rio e aluguei um quarto no AirBNB em cada cidade que eu visitei. Dez anos atrás meu apartamento e esses quartos estariam fechados, mas hoje uma economia do compartilhamento cresceu. Famílias comuns estão limpando os seu quartos da bagunça e fazendo dinheiro com eles. Todas essas famílias estão mudando a indústria de hospedagem. Eu fiquei hospedado nos seguintes quartos: JohannesburgWindhoek, Walvis Bay, Cape Town, Wilderness, Jeffreys Bay, Port Elizabeth, Rabat e Marrakech.

Estudo – Quando eu pensei em um período sabático, minha primeira ideia era fazer um curso formal de análise de dados, provavelmente um mestrado. Então, no meio do ano passado, eu achei a Udacity, uma escola que oferece vários cursos onlines em parceria com empresas do Vale do Silício. Os Massive Open Online Courses (MOOC) é outra tendência, eu era bastente cético e comecei com um curso curto de Python (uma linguagem de computação). Agora, após seis meses, eu estou bastante confiante para continuar estudar sozinho, não importa em que cidade eu esteja.

Trabalho – Após aprender a usar algumas ferramentas de análise de dados eu me tornei voluntário em um projeto open source. Pessoas por toda parte do mundo usam a plataforma Github para desenvolver e compartilhar todo tipo de código de programação. Eu estou trabalhando no projeto “Operação Serenata de Amor”. Este é um programa de inteligência artificial para pesquisar as despesas dos congressistas brasileiros e tentar encontrar alguma coisa ilegal. O nome veio do “Escandalo Toblerone”, um caso nos anos noventa onde o vice-primeiro ministro da Suécia caiu após comprar um chocolate com cartão corporativo. Na Câmara dos Deputados nós já encontramos dois congressistas que almoçaram 13 vezes no mesmo dia, outro comprou cerveja em Las Vegas e alguns reembolsos de sex shop e bordéis, tudo com dinheiro público.


Contacts

Linkd In: linkedin.com/in/fábio-corrêa-cordeiro-09345017/

Facebook: facebook.com/myinnovationworld/

Twitter: twitter.com/MyInWorld

One Comment Add yours

  1. Weber Pimenta says:

    Fabao boa sorte meu amigo! Saúde e disposição! Tenta estar no Egito em junho. Abração

    Like

Leave a Reply

